domingo, 27 de fevereiro de 2011

1ª Aula de Projecto

 * Novo Módulo, Novo Desafio *

" Tu, ao contrário de Gregor vais abrir todas as portas... O que encontras por detrás de cada uma delas?"


Conceito :


" Muitas portas se abrem a nós ao longo do percurso, mas também muitas têm de ser abertas. E se, cada "porta" representa uma oportunidade, um desafio, representa também uma escolha, uma decisão.
Por muitos medos, por muitos receios que tenhamos de agarrar as oportunidades; a curiosidade e a vontade de arriscar é sempre maior à do conforto da ignorância, e é por isso que eu decidi abri-las a todas.
 Fecho as portas do medo, porque esse já eu o conheço; fecho as portas do passado porque esse já foi vivido, fecho as portas do futuro porque não quero revelar os segredos...
 Abro a porta do mundo: agarro as cores, os lugares, a vida e as singularidades que tanto amo; atraio e sustenho em mim todo esse oxigénio que me mantém viva e que desperta em mim novas sensações a casa inspiração. Deixo-a sempre entreaberta, para que se abra quando eu mais precisar.
 Abro a porta da ingenuidade: o jogo mais puro, dramático e abstracto que me mantém criança, que proporciona descobertas em mim, e nos outros; a relação mais criativa entre quem penso ser e quem realmente sou; um tear de ilusões que me sustém pelos sonhos e pela verdade.
 Abro a porta do silêncio.
Tal como o branco, que abarca todas as cores, assim é o silêncio, que em si tem todos os sons, todas as vozes, todos os sentidos, todos os desejos e todas as promessas. É mais do que uma nota, é a nota. Consegue ser um aparente vazio demasiado cheio, envolto pelo absurdo e pelo comum. Acima de tudo o que é, é simplesmente um factor comum em todos os seres humanos: todos o desejam pelo menos uma vez. Reconheço-me demasiado no seu significado, e atrai-me a incerteza da sua (in)existência e é por isso que abro esta porta vezes sem conta e procuro a sua essência em mim.
 É no silêncio dos movimentos que todos vivemos. "



Nesta primeira aula de introdução ao novo módulo, foram explicados os projectos finais e estabelecidos os conceitos.


Objectivos: 
- 6 fotografias
(resultado dos 3 ou mais raids - tarefa individual);

- 3 retratos (realizados na aula de tecnologia: fotografia - tarefa individual);
- 1 curta-metragem (realizada na aula de tecnologia: cinema - tarefa de grupo)


Raids
 Ao longo das seis semanas deste módulo deveremos realizar, no mínimo três raids fotográficos: o primeiro raid, de reconhecimento (pessoas, ruas, pormenores etc). O segundo raid, de selecção de uma ideia: com base em uma fotografia, fruto do primeiro raid de reconhecimento, passamos à exploração dessa ideia. O terceiro raid, poderá ou não ser uma encenação do projecto final estabelecido para o raid fotográfico.


Retrato 
 Os três retratos terão como base as três 'portas abertas' no conceito individual. Serão retratos encenados e ensaiados por meio de representação gráfica no diário de projecto, no qual deverá constar tudo o que é relativo a cada retrato: adereços, maquilhagem, cenários entre outros elementos. Mas, principalmente, deverá estar explicada a ideia e objectivo de cada retrato. Estas fotografias serão tiradas na oficina de fotografia a elas destinada.


Curta metragem: 
 Este projecto será realizado em grupos e cada grupo deverá estabelecer um conceito.
Neste conceito, já mais concreto deverão estar representadas as 6 portas. A cada porta estará destinada uma cena, e cada cena terá de ter uma acção. Estas acções deverão ser planeadas em grupo, exploradas graficamente e ensaiadas; tudo relativo às mesmas (cenário, elementos cénicos, caracterização das personagens, música, movimentos, luz, som etc.) deverá estar explorado no diário gráfico. A curta terá de 1 a 3 minutos.


Exploração de ideias: Neste módulo, a exploração de ideias para os três objectivos finais realizar-se-à a partir de raids, da exploração gráfica e dos ensaios fotográficos dos três retratos e do storyboard individual.


Apresentação: Na apresentação cada aluno deverá apresentar um power point com as 6 ou mais fotografias resultantes dos raids fotográficos; os três retratos e a curta metragem.


Avaliação: 
 A avaliação deste módulo terá como base o trabalho realizado a nivel do diário gráfico, do blog, do portefólio, do trabalho de aula, da apresentação, da relação com os professores/colegas, da pesquisa e exploração de ideias.

No final desta aula, foram projectados alguns filmes aconselhados pelo professor de cinema.

Sem comentários: