domingo, 9 de janeiro de 2011

- Todos os passos do desenvolvimento do projecto serão publicados no blog -

MÓDULO 2 - CERÂMICA

 Excerto d'A METAMORFOSE, de Franz Kafka

 « (…) Já sete horas”, disse para consigo ao ouvir de novo o despertador, “já sete horas e um nevoeiro destes.” E durante uns instantes ficou quieto, respirando baixinho, como se esperasse do silêncio absoluto a reposição da situação real e natural. (…) preparou-se para balançar o corpo a todo o comprimento, fazendo-o cair assim de uma vez de cima da cama. Se se deixasse cair desta maneira, a cabeça, que ele levantaria ao máximo ao tombar, não devia sofrer nada. As costas pareciam ser duras, e não lhes aconteceria nada se caíssem em cima do tapete. O que mais o preocupava era a ideia do estrondo que isso iria provocar, e do susto, ou pelo menos da preocupação que tal baque iria causar atrás de todas as portas. Mas era preciso arriscar. (…)» (“A Metamorfose”, Franz Kafka).


Desafio – “Mas era preciso arriscar.” E tu, o que estás disposto a arriscar? Procura traduzir este novo desafio através de um projecto para uma peça cerâmica.

Conceito – regista as tuas ideias por meio de um texto.


CONCEITO:

"Mas era preciso arriscar" E tu, o que estás disposto a arriscar? 

"O que estou disposta a arriscar? Tanto. Quem eu sou, a pessoa que hoje conheço: a pessoa responsável, sensata, silenciosa; a pessoa que toma tudo como certo e tem medo de arriscar. Estou disposta a arriscar tudo pelo que me faz sorrir, pelo que me motiva a andar, dar e desejar. Talvez esse tanto seja afinal pouco, porque a verdade é que já me atrevi a arriscar a pessoa que era e agora, apenas me restam pequenas fracções em metamorfose. Poderei arrisca-las? Sim."












 MÓDULO 1 - OURIVESARIA 

  Excerto d'A
 METAMORFOSEde Franz Kafka

 “Um dia de manhã, ao acordar dos seus sonhos inquietos, Gregor Samsa deu por si em cima da cama, transformado num insecto monstruoso. Estava deitado de costas, sentia a carapaça dura e, ao elevar um pouco a cabeça, via a barriga arredondada, de cor castanha, dividida em faixas rígidas arqueadas, e no alto dela a coberta da cama em equilíbrio instável, quase a resvalar. As muitas pernas, penosamente finas em comparação com a sua actual corpulência, tremiam diante dos seus olhos perplexos. (…)” 


Desafio – procura traduzir como imaginas o teu próprio acordar diferente através de um projecto para um objecto de adorno – pendente ou pregadeira.
Conceito – regista as tuas ideias por meio de texto.






MÓDULO 1 - OURIVESARIA

IDEIA ORIGINAL:
“Um dia de manhã, ao acordar de sonhos inquietos, encontrei-me num outro corpo. Tudo era diferente, a voz era mais fina e visão desfocada. Ouvia os pensamentos de outra pessoa. Mas, no meio de toda esta surpresa, apercebi-me de uma vontade. De um desejo. Tão profundo e forte. Não sentia mais nada, só essa força vinda do interior do corpo onde me encontrava. O tempo passou, mas a chama manteve-se. Até que compreendi…”



O CONCEITO DEFINITIVO:

" Um dia de manhã acordei diferente. Apesar de saber que estava acordada, continuava a sonhar. Assim o foi durante todo o dia, portanto, levei os sonhos comigo. 
Apresentei-os aos desconhecidos, aos adultos que cantam na rua quando estão felizes, aos ditadores que não levam as regras tão a sério e aos empresários que nunca se vestem a condizer. Pelo caminho encontrei aqueles que dormem ao relento por gosto, que bebem pelo gargalo da garrafa e oferecem gargalhadas ao mundo. Ao final do dia, as crianças que jogavam à bola no bairro, quiseram provar um pouco dos sonhos e cada uma delas  levou o seu favorito; nenhum restou. Nesse momento acordei e percebi que sonhara todo o dia.
Nesse dia, acordei diferente, acordei uma  sonhadora. "


REFERENCIAIS





  
O que sonhei e antes de vivido
Era perfeito e lúcido e divino,  
Tudo quanto sonhei se foi perdido 
Nas ondas caprichosas do destino. "
        Francisco Bugalho, Dispersos e Inéditos







EXPLORAÇÃO DE IDEIAS:
Após de definido o conceito, cada aluno deverá representá-lo através de vários desenhos. Eis o meu desenho:
 














PRODUTO FINAL

Apresentação final do conjunto

Pendente

Pregadeira 


Segundo pendente 

Sem comentários: