Na primeira aula de projecto, os professores projectaram uma apresentação introdutória ao design de produto, de forma fornecer algumas bases como a contextualização histórica do aparecimento da preocupação com o design de produto e alguns produtos e nomes que ficaram destacados na história do design. Desta apresentação reteve-se o seguinte:
Com o surgimento do design, desenvolveram-se preocupações a ter em conta no momento de confeição de um produto, tais como a funcionalidade, o valor estético, o valor simbólico, a adaptação ao ser humano, o custo económico, a qualidade material entre outras.
O design teve origem após a grande revolução industrial do século XIX, com o aparecimento das primeiras máquinas.
Para as obras se destacarem neste meio, têm de ter um carácter único e o Homem encontrou na Natureza a fonte da inspiração, que foi adaptada às necessidades e desejos do Homem.
As obras de arte podem ser de produção artesanal: pequena produção manual que confere aos objectos um carácter único. Por exemplo nos defeitos ou diferenças, que o artesão deixa nas peças e que as torna verdadeiramente únicas.
Podem também ser produzidas industrialmente, ou seja, numa produção em série de exemplares idênticos. Nos nossos dias verifica-se muito este tipo de produção, de forma a corresponder às necessidades da sociedade actual com produtos de menor qualidade, mas que ficam mais em conta.
O design de produto aplica-se principalmente ao mobiliário, ao equipamento urbano e ao produto. Com o desenvolvimento destes sectores, criaram-se disciplinas de estudo da adaptação dos objectos/produtos à fisionomia humana. Disciplinas estas que são a ergonomia e antropometria:
Ergonomia deriva de "ergon", que significa trabalho e "nomos", que remeta a regras ou leis naturais. Esta disciplin permite a concepção de utensílios, equipamentos, máquinas e dispositivos com o máximo de segurança, eficácia e conforto;
Antropometria estuda os valores métricos globais e parcelares do corpo humano tendo em conta os seus movimentos, dimensões, capacidades e necessidades.
Ergonomia deriva de "ergon", que significa trabalho e "nomos", que remeta a regras ou leis naturais. Esta disciplin permite a concepção de utensílios, equipamentos, máquinas e dispositivos com o máximo de segurança, eficácia e conforto;
Antropometria estuda os valores métricos globais e parcelares do corpo humano tendo em conta os seus movimentos, dimensões, capacidades e necessidades.
Metodologia Projectual:
"É a organização de um conjunto de acções que orientam o processo criativo na elaboração de um projecto e apoia-se em dois níveis diferentes: a atitude criativa e emotiva e a atitude logística e racional."
"É a organização de um conjunto de acções que orientam o processo criativo na elaboração de um projecto e apoia-se em dois níveis diferentes: a atitude criativa e emotiva e a atitude logística e racional."
Principais fases da Metodologia Projectual:
1. Estruturação do problema (definição do problema/recolha de dados/definição de limites);
2. Projecto e Experimentação(criatividade/modelos/verificação/projecto-desenho técnico);
3. Realização (protótipo/pré-série/produção em série)-
Desenho Técnico:
- Normas de representação de projecções ortogonais
- Método Europeu
- Perspectiva cavaleira - projecção paralela ou cilíndrica, oblíqua.
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